Em vez de teorias acadêmicas, o contato com experientes profissionais da indústria automobilística. No lugar da sala de aula, um espaço interativo, aberto a discussões sobre o desafio de produzir e vender um novo automóvel. Assim é o “Renault Experience”, que chega, nos dias 17 e 18 de agosto, à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Neste período, os alunos darão um tempo na rotina escolar para mergulharem no mundo da Renault por meio de palestras e workshops do “Sandero Story”, que conta, a partir de um exemplo prático e real, os bastidores do desenvolvimento e comercialização do primeiro automóvel concebido pela marca fora do continente europeu.
Alunos de 27 cursos da UFSC devem participar das atividades multidisciplinares que o “Renault Experience” oferecerá, principalmente jovens das áreas de Engenharia, Comunicação, Marketing, Design e Administração. Entre os vários bate-papos que os profissionais da Renault do Brasil terão com os participantes do “Renault Experience” na UFSC, destaque para o minucioso processo de definição de um novo produto para o mercado brasileiro, que apresentará as principais pesquisas e aspectos levados em consideração para a escolha de um modelo e a sua adequação ao público consumidor - lista de equipamentos de série e opcionais, opções de cores e motorizações, níveis de acabamento, entre outros.
Palestra sobre o trabalho transversal realizado pelos profissionais de diferentes áreas da empresa, tais como design, engenharia e produção, será mais um dos temas debatidos no “Renault Experience”. Essa apresentação sintetizará o envolvimento e a ampla colaboração de profissionais dos mais variados departamentos da Renault no desenvolvimento e na produção de um modelo, no caso o Sandero, que atenda plenamente ao perfil e exigências do cliente brasileiro, além da preocupação contínua com os processos de fabricação e logística.
Entre os executivos palestrantes estão: Alain Tissier, Antonio Calcagnotto, Bruno Hohmann, Marc Barral e Marcelo Soares, todos experientes profissionais da Renault do Brasil.
Workshops também fazem parte da programação do “Renault Experience” na UFSC. Desta vez, haverá atividades sobre seis diferentes temas: “Design”, com Vincent Pedretti; “Qualidade”, com Ricardo Anders; “Processo de Fabricação”, com Marcelo Soares; “Meio Ambiante”, com Valdini Lopes; “Recursos Humanos”, com Ana Paula Camargo; e “4 P’s do Marketing”, com Bruno Hohmann.
Piloto por um dia
O “Renault Experience” chega com emoção na grade curricular da UFSC. Quatro dos participantes poderão pilotar um Mégane Sedan de competição na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com o concurso “Piloto por um dia”.
Para participar, os universitários terão que responder um pequeno questionário e criar uma frase criativa. Quatro dos estudantes que responderem corretamente à questão e criarem as melhores frases passarão um dia no “Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault”, comandado pelo ex-piloto e instrutor Roberto Manzini, aprendendo técnicas de pilotagem.
O curso terá aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos sentirão a emoção vivida por um piloto profissional, aprendendo noções que vão da postura correta ao volante ao uso eficiente dos freios, sempre obedecendo a normas internacionais de segurança. Os participantes receberão, na ocasião, vestimenta específica, como macacões, capacetes, luvas e balaclavas.
Nota 10 em participação
A primeira edição do “Renault Experience” foi realizada em agosto de 2009 na Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. O evento já passou também por Campinas (PUC) e Porto Alegre (ESPM-RS), com a participação de mais de 5.000 alunos.
O slogan do projeto: “A Renault dentro da universidade, você por dentro da Renault”, faz uma referência à iniciativa da marca de levar a sua experiência para as escolas, permitindo assim, que os estudantes conheçam melhor o dia-a-dia da Renault do Brasil, seus produtos, suas fábricas e esta marca cada dia mais brasileira.
No endereço
http://www.rexperience.com.br os universitários poderão fazer suas inscrições para as atividades e obter mais informações sobre o “Renault Experience”.
Fonte Renault