Leia também a
1ª parte,
2ª parte,
3ª parte,
4ª parte,
5ª parte e
6ª parte3 - CarburaçãoUm outro componente do motor que pode causar-lhe engripamento ou escoriações, devido a falhas de funcionamento, regulagem ou operação é o carburador.
Se este for regulado para proporcionar uma mistura ar/combustível muito rica (ou se deixar o afogador puxado por muito tempo ou se o afogador automático estiver emperrado), os cilindros poderão ficar virtualmente inundados de combustível que, por não ser totalmente queimado, irá “lavar” o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, permitindo que os anéis mantenham contato de “metal com metal” com as mesmas. Disso resultarão o aumento de atrito, elevação de temperatura e prováveis engripamento ou escoriações dos anéis e cilindros.
Observação: Após executar-se a revisão de um carburador não deve-se esquecer de revisar os demais componentes do sistema de combustível, tais como tubos, filtros, tanque e bomba pois a sujeira ou ferrugem que lá se encontram podem desprender-se e ir alojar-se no carburador, prejudicando todo o serviço de revisão que foi feito.
Além disso, é interessante, também, examinar a bomba de combustível para ver se está operando na pressão e vazão adequadas, bem como verificar se não existem vazamentos nos coletores de admissão.
4 – Regulagem da ignição a regulagem do ponto de ignição influi bastante na economia de combustível, no desempenho e na vida útil do motor, devendo, portanto, ser verificada por meio de equipamento adequado de análise de ignição, não só em marcha lenta mas também em rotações mais altas, para se conhecer o comportamento do motor em todas as faixas de rotação.
Uma ignição muito avançada, pode provocar detonação, que danificará seriamente os pistões e anéis e, por outro lado, uma ignição atrasada provocará uma perda de potência e alto consumo de combustível, daí advindo a necessidade de uma regulagem no ponto exato e de uma inspeção periódica em todo o sistema de ignição.
Ao examinar o sistema de ignição, comece por verificar a carga da bateria e o estado dos cabos elétricos, pois o ponto correto da ignição só poderá ser obtido se o sistema de ignição receber corrente com voltagem suficiente.
Nessa verificação carregue ou substitua a bateria se for necessário, limpe a corrosão da caixa e dos terminais da bateria e aperte ou substitua os cabos se for necessário.
Remova a tampa do distribuidor e examine se a tampa e o rotor não estão lascados, rachados ou se têm partes carbonizadas que poderiam permitir perdas de corrente de alta tensão para a massa.
Tampa do distribuidor rachadaFaca testes, tanto com avanço centrifugo como com o avanço a vácuo do distribuidor em um aparelho apropriado para testes de distribuidor, de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante do equipamento.
Substitua os platinados queimados ou corroídos e ajuste a abertura do platinado.
Examine e ajuste a tensão da mola do braço interruptor do platinado de acordo com o exigido.
Lubrifique o excêntrico e a bucha do braço interruptor do platinado.
Examine cuidadosamente todos os fios e ligações de baixa e alta tensão e substitua os fios ou ajuste as ligações quando for necessário.
Examine as velas de ignição e faça a sua limpeza, regule as aberturas e substitua-as quando for necessário, assegurando-se de que sejam instaladas no motor velas com faixa térmica adequada.
Examine a bobina de ignição e o condensador com equipamento de teste adequado.
Observação: Após a remontagem do motor, verifica-se o ponto de ignição antes de funcioná-lo para o amaciamento.