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Jaguar XJ Fotos e Vídeo

Previsto para chegar no Brasil no primeiro trimestre de 2010, o Jaguar XJ foi apresentado ontem (09/07) em Londres.

A produção do novo Jaguar XJ começa em Setembro, coincidindo com a sua primeira aparição pública, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, enquanto as primeiras entregas estão agendadas para o início de 2010.

Apesar de lá fora ter alguns modelos a diesel de 3.0 V6 com 275 cavalos de potência, aqui no Brasil ele só virá com motores a gasolina, um V8 de 5.0 litros Supercharged com 470 cavalos que acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Ele é o primeiro modelo da marca a ter a nova geração de carroçarias de arquitetura em alumínio, inspirada na indústria aeroespacial.

Em tecnologia tem destaque a suspensão pneumática, a suspensão dinâmica adaptativa, o controle ativo do diferencial e direção variável, que reduz o esforço nas manobras de estacionamento e, ao mesmo tempo melhora a precisão e resposta a alta velocidade.

Na Europa, o modelo tem preço inicial equivalente a R$ 170 mil, enquanto a top custa o equivalente a R$ 280 mil.

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BMW M3 GT4 em 2010

O M3 GT4 que participou das 24 Horas de Nurburgring, em Maio, está sendo preparado, pela divisão esportiva, para chegar em 2010, porém com uma versão mais Light e em versão apenas para quem costuma correr em autódromos nos fins de semana ou seja é para quem pode!

O modelo vem equipado com célula de sobrevivência, suspensão esportiva preparada pela Ohlins, kit aerodinâmico, rodas e pneus de competição e ainda transmissão e motor com ajustes esportivos. Falando em motor ele vai levar um 4,0 litros V8.

Sem mais detalhes, o responsável pela divisão M aponta o inicio do próximo ano para o lançamento do M3 GT4.



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Conceito Fiat construído com sugestões de consumidores

O projeto, chamado Fiat Mio conta com o apoio dos clientes para criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car para ser apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo.

No site http://fiatmio.cc você pode contribuir para a criação do novo carro da Fiat, opinando em questões como motor, segurança, design, materiais e “infotainment”.

As sugestões serão avaliadas pelo Centro Estilo da Fiat, no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, na fábrica de Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo. O acesso às informações estará aberto a todos os participantes.

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Linha Mégane 2010

A Renault anunciou comercialização da linha 2010 dos modelos Mégane Sedan e Mégane Grand Tour com as versões Expression e Dynamique.


Os novos modelos vem novo painel de instrumentos com fundo cinza e novos revestimentos para os assentos. Os dois trazem lanternas traseiras com novo design. Versão Expression dos dois modelos tem novas calotas de 15 polegadas e como item opcional oferece rodas de liga leve de 16” com um novo desenho. Já a versão Dynamique ganhou também uma nova grade dianteira com detalhes cromados e frisos externos pintados na cor da carroceria.


Preços da linha Mégane 2010:

Mégane Sedan Expression 1.6 16V: R$ 51.790
Mégane Sedan Dynamique 1.6 16V: R$ 57.090
Mégane Sedan Extreme 1.6 16V: R$ 57.950
Mégane Sedan Extreme 2.0 16V: R$ 60.550
Mégane Sedan Extreme 2.0 16V (sequencial): R$ 64.550
Mégane Grand Tour Expression 1.6 16V: R$ 57.590
Mégane Grand Tour Dynamique 1.6 16V: R$ 61.990
Mégane Grand Tour Extreme 1.6 16V: R$ 62.850
Mégane Grand Tour Extreme 2.0 16V: R$ 65.610
Mégane Grand Tour Dynamique 2.0 16V (sequencial): R$ 68.550
Mégane Grand Tour Extreme 2.0 16V (sequencial): R$ 69.410




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Nissan Livina X-Gear no Brasil

A Nissan anunciou que irá produzir o Livina X-Gear em São José dos Pinhais (PR). A minivan com visual mais esportivo vai ser lançada no mercado brasileiro em agosto deste ano.

Ela vem com câmbio manual de cinco velocidades, podendo ser equipada opcionalmente com a transmissão automática de quatro marchas e motor 1.8 flex de 126 cavalos de potência. A Nissan não divulgou mais detalhes.
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Ken Block voando e fritando com Subaru

Ken Block esta novamente aprontando das suas. Este vídeo esta ainda mais incrível que o anterior incluindo alguns saltos.
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Retificação de motores

Teoricamente, um motor retificado deve apresentar rendimento e durabilidade semelhantes aos de um motor novo. No entanto, por falta de observação de alguns detalhes consideramos “menos importantes”, alguns motores retificados não conseguem apresentar nem o rendimento nem a durabilidade desejados.

Retificação do bloco de cilindros

Depois da desmontagem do motor, procede-se a lavagem do bloco retirando-se todos os “selos” que vedam as câmaras de água, para remoção dos depósitos e oxidações existentes no interior das câmaras.

Feita a limpeza, inspeciona-se o bloco em busca de trincas, rachaduras ou outras irregularidades que possam ter ocorrido durante o funcionamento do motor.

Alem disso, como o motor é uma máquina térmica, o bloco pode ter sofrido deformações ou desalinhamentos, devido às variações de temperatura sofridas durante o período de funcionamento.

Por isso, inspeciona-se, com uma régua, o plano superior do bloco no sentido de comprimento, como transversalmente, e contando-se empenamentos retifica-se a face do bloco em uma retificadora plana (ou fresadora), desde que a altura do bloco ainda esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do motor.


Verificação do empenamento do bloco – parte superior.

Deformação dos alojamentos

Também devido às variações térmicas, o bloco do motor pode sofrer ligeiras deformações que produzem desalinhamento nos mancais centrais. Como essas deformações não ocorrem instantaneamente, mas vão se processando em ritmo lento, as bronzinas instaladas no motor vão se acomodando à situação de desalinhamento que vai ocorrendo nos mancais.


Linha central correta.

Por outro lado, como as bronzinas atuais, micro acabadas em dimensões definitivas, impedem se seja feito qualquer ajuste a “rasquete”, para se conseguir a ajustagem de folga correta entre as bronzinas e os colos de árvore de manivelas, é necessário que o chamado “berço” das bronzinas, ou seja o alojamento onde elas serão instaladas, apresente medidas corretas e alinhamento perfeito com a linha central de todos os mancais.

Assim sendo, quando forem-se instaladas novas bronzinas e constatar-se desalinhamento dos centros dos mancais, o bloco deverá se corrigido através de usinagem em uma máquina mandrilhadora de mancais.


Maquina mandrilhadora de mancais.

Um ponto importante que deve ser observado nessa operação é o de deixar-se o mancal o mais circular possível para evitar contato irregular entre a bronzina e o colo da árvore de manivelas.

Na falta de outras referências, pode-se utilizar os seguintes valores como base, para verificar a circularidade do mancal:



Além disso, o mancal, depois de usinado, deve apresentar-se perfeitamente liso e cilíndrico, ou seja, sem riscos profundos de ferramentas e sem estar demasiadamente cônico, pois é essencial que a face externa da bronzina assenta-se por completo no alojamento, para haver boa transferência de calor e evitar quaisquer movimento da bronzina quando o motor estiver funcionando.

Obs.: Quando a ovalização, conicidade ou desalinhamento forem pequenos, usa-se rebaixar as capas dos mancais e reusinar os alojamentos.
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